28 de jun. de 2016

Chamada de capítulos para o livro Umberto Eco em Narrativas




O Grupo de Pesquisa em Narrativas Midiáticas (NAMI), do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba (Uniso), tem a satisfação de convidá-lo(a) para participar do livro Umberto Eco em Narrativas, que reunirá estudos que problematizem as narrativas nas discussões teóricas e/ou obras literárias do semiólogo italiano Umberto Eco (1932-2016).


As propostas devem estar concentradas na área de Comunicação, podendo apresentar interfaces com áreas afins. Acredita-se que esse diálogo, feito por meio de análises históricas, político-culturais, estéticas, visuais e textuais entre outras, possa contribuir para o alargamento dos debates no âmbito das narrativas midiáticas. Todas as abordagens metodológicas são bem-vindas, desde que explicitadas.

Eixos temáticos possíveis

I – A importância de Umberto Eco nos estudos teóricos de Comunicação;

II – A influência de Umberto Eco nas pesquisas em Narrativas;

III – Contribuições teóricas sobre a obra do autor;

IV – Estudos sobre Umberto Eco, o escritor de ficção;

V – Reflexões sobre a relação de Umberto Eco e o cinema.

Seleção


Para seleção preliminar dos textos, pedimos aos autores que enviem por e-mail (tadeu.rodrigues@edu.uniso.br) o resumo expandido (escrito em português) de suas propostas de pesquisa contendo de 800 a 1000 caracteres (com espaço), redigidas com fonte tipo Times New Roman, corpo 12 e espaçamento 1,5 justificado, em formato “.doc”. O prazo se encerra em 31 de julho de 2016. O resumo deverá conter o problema da pesquisa, principais teóricos utilizados e a metodologia que será empregada (todas são bem-vindas, desde que explicitadas no texto).

No início de cada proposta devem constar os seguintes itens na ordem listada abaixo:

- Título do trabalho (mesmo que provisório) (fonte tipo Times New Roman, corpo 12 e espaçamento 1,5 em negrito e centralizado) acompanhado de nota de rodapé na qual conste o eixo temático selecionado (fonte corpo 10 e espaçamento simples justificado);

- Nome dos autores (fonte tipo Times New Roman, corpo 12 e espaçamento simples em negrito e alinhados à direita) acompanhados de notas de rodapé com resumos dos currículos de cada pesquisador em até três linhas (fonte corpo 10 e espaçamento simples justificado);

- Nome da instituição à qual estão filiados (fonte tipo Times New Roman, corpo 12 e espaçamento simples sem negrito e alinhado à direita).

A comunicação dos aceites dos resumos dos capítulos selecionados ocorrerá por envio de e-mail por parte dos editores da publicação, até 30 de agosto de 2016.

A primeira versão dos capítulos deve ser enviada até 30 de setembro de 2016 por e-mail (tadeu.rodrigues@edu.uniso.br) para que o processo de apreciação dos trabalhos seja iniciado pelos demais pesquisadores. Cada capítulo deve ser redigido conforme orientações específicas e ter entre 20 mil e 35 mil caracteres (com espaço), já incluindo na contagem as notas de rodapé e as referências. Cada capítulo será revisado pelos editores da publicação. O resultado da revisão, com eventuais sugestões de ajustes e/ou modificações, será comunicado aos autores por e-mail até 15 de outubro de 2016. Para envio por e-mail do texto final, já devidamente ajustado, normalizado e revisado, o prazo se encerra em 31 de outubro de 2016.

Lançamento

A previsão para o lançamento do livro é 25 de abril de 2017 em versão digital, com evento comemorativo na primeira reunião de 2017 do NAMI.

X EPCOM

É desejável, embora de maneira alguma obrigatória, a submissão dos estudos ao X Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Cultura, promovido pela Universidade de Sorocaba, para que os capítulos tenham oportunidade de serem discutidos em um GT. Para tanto, pede-se que os trabalhos sejam submetidos ao GT 15: Narrativas Midiáticas, atendendo a agenda do encontro (a saber: entrega dos resumos expandidos até 31/07/2016 e entrega dos artigos até 31/08/2016). Para maiores informações, acessar o site www.uniso.br/hs/x-epecom/.

Editoras: Profas. Dras. Míriam Cristina Carlos Silva, Monica Martinez e Tarcyane Cajueiro (Uniso)

Editor assistente: Tadeu Rodrigues Iuama (Uniso)

Para participar da primeira etapa do processo seletivo

Envie por e-mail (tadeu.rodrigues@edu.uniso.br) o resumo expandido (escrito em português) de suas propostas de pesquisa contendo de 800 a 1000 caracteres (com espaço), redigidas com fonte tipo Times New Roman, corpo 12 e espaçamento 1,5 justificado, em formato “.doc”. O prazo se encerra em 31 de julho de 2016. O resumo deverá conter o problema da pesquisa, principais teóricos utilizados e a metodologia que será empregada (todas são bem-vindas, desde que explicitadas no texto).

Nenhum comentário:

Postar um comentário