24 de set. de 2017

COMUNICAÇÃO E LITERATURA - Referências em literatura e jornalismo literário vêm a Sorocaba

Palestras acontecem no encontro de pesquisadores da Uniso

Acontecem nas próximas segunda e terça-feira, dias 25 e 26 de setembro, o 10º Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Cultura (Epecom) e o 1º Encontro Internacional de Pesquisadores em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba (Uniso), que este ano tem como tema Comunicação e Literatura. O evento, que terá 84 estudos em comunicação, receberá estudiosos de todo o país e contará com palestras dos professores doutores João Anzanello Carrascoza e John S. Bak.

Carrascoza, escritor brasileiro premiado e professor titular da Universidade de São Paulo (USP), falará na segunda-feira, dia 25, das 9h às 11h, sobre “A Produção e o Consumo de Universos Literários”. Já o pesquisador estadunidense John S. Bak, da Universidade de Lorraine (França), referência em Jornalismo Literário (JL) no mundo, ministrará palestra na terça-feira, dia 26, das 9h às 11h, sobre "Formas Primevas do JL: dos jornais de trincheiras da Primeira Guerra Mundial ao Jornal das Trincheiras da Revolução Paulista".

As palestras - que acontecem com apoio dos Grupos de Pesquisas em Narrativas Midiáticas (Nami), Mídia, Cidade e Práticas Socioculturais (MidCid), Imagens Midiáticas (GPIM), todos da Uniso -, serão gratuitas e abertas à comunidade. Ambas serão realizadas no auditório do Bloco F, do campus Cidade Universitária Professor Aldo Vannucchi – rodovia Raposo Tavares, km 92,5. Informações www.uniso.br/hs/xi-epecom.

Universos Literários

João Anzanello Carrascoza é publicitário pela Universidade de São Paulo (USP), trabalhou como redator por duas décadas nas maiores agências do país, como Coca-Cola, Ford, Nestlé, Bayer, entre outras. PhD em Publicidade e Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), também é docente da USP e da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

Como nunca abandonou o hábito de escrever histórias, o que faz desde criança, soma mais de 30 livros publicados e coleciona prêmios importantes da literatura brasileira, como Jabuti, Guimarães Rosa/Radio France Internationale, Fundação Biblioteca Nacional e Fundação Nacional do Livro Infanto Juvenil.

Algumas de suas histórias foram traduzidas para inglês, francês, italiano, sueco e espanhol. Carrascoza também participou de programas internacionais de escritores residentes, como a Ledig House (EUA) e o Château Lavigny (Suíça), o que tornou-o uma referência na composição literária do país.

Jornalismo Literário

Observado da China ao Brasil, da Escócia à Austrália e da Finlândia à Nova Zelândia, o JL se estabeleceu como uma das mais significativas e controversas formas de escrita do último século. E é sobre esse fenômeno comunicacional contemporâneo mundial, que tem se tornando disciplina, que o pesquisador PhD John S. Bak se dedica.

Um gênero híbrido de reportagem jornalística e escrita criativa, o Jornalismo Literário (JL) procura uma heurística singular, o entendimento do porquê de um evento. Do vandalismo do futebol à opressão soviética na Praça Tiananmen, o JL se propõe a “lidar e polir o fato até se tornar uma realidade maior”, segundo Bak.

Vale lembrar que, além de presidente fundador da Associação Internacional de Estudos em Jornalismo Literário (IALJS – sigla em inglês), existente desde 2006, o pesquisador tornou-se uma das referências de estudo na área devido a obras como Literary Journalism across the Globe: Journalist traditions and Transnational Influences (Massachussets Press, 2011).

O livro, escrito em coautoria com Bill Reynolds e ainda sem tradução ao português, reúne 16 ensaios de diferentes estudiosos sobre a prática do JL ao redor do mundo. Atualmente ele dirige o projeto ReportAGE, na Universidade de Lorraine (França), que reúne trabalhos e experiências da prática do JL em cenários de guerra.

O pesquisador esteve no Brasil em agosto passado devido à premiação de seu projeto de estudos junto ao programa Chaires Franco-Brésiliennes dans l’Etat de Saint ilde - organizado pela Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), Universidade de Campinas (Unicamp), Universidade de São Paulo (USP) e o Consulado Geral da França em São Paulo/Brasil Instituto Francês (IFB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário