7 de mar de 2008

"MULHERES ARTEIRAS" SÃO HOMENAGEADAS EM LIVRO E EM EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA

O livro é resultado de uma série de artigos
publicados pela escritora e doutora em Comunicação, Míriam Cris Carlos e as fotografias, em preto e branco, foram produzidas pelo fotógrafo Werinton Kermes
O livro retrata de forma poética 21 mulheres de Sorocaba. O lançamento está marcado para 08 de março, Dia Internacional das Mulheres, no Esplanada Shopping, às 19h.

O projeto teve início em 2005, quando a escritora publicou semanalmente no caderno “Ela”, do Jornal Cruzeiro do Sul, artigos que prestam uma série de homenagens ao relevante trabalho dessas artistas e produtoras culturais da cidade. Em 2007, foi dado prosseguimento ao projeto “Arteiras Sorocabanas”, totalizando 21 textos. “Entendo a arte como manifestação maior da cultura, como elemento de transcendência e de comunhão entre os homens e o Cosmos, daí a importância destas mulheres, representantes de muitas outras artistas, que igualmente merecem todo reconhecimento e homenagens”, explica Míriam.

Além desses textos, o livro conta com fotografias, em preto e branco, realizadas pelo fotógrafo Werinton Kermes. “Unimos essas duas expressões artísticas, a poesia e a fotografia, para ressaltar e valorizar ainda mais as nossas arteiras. Acreditamos que a cultura dá mais sentido à vida, à medida que proporciona a reflexão e amplia a visão de mundo, por isso, a importância de valorizar essas agentes propagadoras de cultura”, comentou o fotógrafo. O livro e as fotografias contaram com a produção da jornalista Luciana Lopez.

As mulheres homenageadas são: Ana Maria Duarte, Cleide Riva Campelo, Denise Galli, Diva Von Krakauer Hubner, Edméia Pereira, Elaine Buzato, Ismênia Rogich, Janice Vieira, Landa Lopes (em memória), Letícia Barreto, Lúcia Castanho, Luciana Lopez, Lulé Castilho, Márcia Mah, Maria da Glória Souza, Maria Virgília, Marisa Macambyra, Matilde Santos, Melany Kern, Nilceia Récio e Zilá Gonzaga.

O livro é o segundo da Editora PROVOCARE e tem o apoio da Fundação Ubaldino do Amaral (Jornal Cruzeiro do Sul), Esplanada Shopping, Comunika Publicidade, Gráfica Paratodos e Transamérica Flat The First. O valor da venda dos livros serão doados ao GPACI.


Exposição



Para comemorar a semana das mulheres, teve inicio no último dia 1º e prossegue até 09/03, domingo, no Esplanada Shopping, uma exposição do fotógrafo Werinton Kermes com as imagens, dispostas em banners de tecido, das Arteiras Sorocabanas. “Fiquei muito feliz com a oportunidade de retratar essas mulheres que representam a arte e a cultura de Sorocaba. Entendo a fotografia como uma relação de confiança entre as partes, e nesse trabalho, procurei preservar a individualidade e ressaltar alguns aspectos de suas personalidades e elas foram muito receptivas”, disse Kermes.

Para o fotógrafo, a exposição representa um resgate do seu trabalho como fotógrafo. “Não faço um trabalho significante com fotografia desde 1996, quando realizei uma exposição e lancei um livro com fotografias na Estação Ferroviária de Sorocaba. É antigo o desejo de poder estar junto com a Míriam em uma obra literária e fotográfica”, declarou.


Serviço:

Exposição de fotos “Arteiras Sorocabanas”
Local: Esplanada Shopping
Data: de 01/03 até 09/03/2008

Lançamento do livro “Arteiras Sorocabanas”
Local: Esplanada Shopping
Data: 08/03/2008
Horário: 19h


Veja todas as informações no blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário