3 de mar. de 2013

Por gentileza...



Gazeta de Votorantim 02/03/2013

Míriam Cris Carlos[1]

Era fim de tarde em uma Lisboa imersa em luz e euforia. Depois de ladeiras, casarios e pastéis de Belém fumegantes, o cansaço as forçou a parar. Deram sinal.Entraram no táxi.
- Onde, senhoras?
- Boa tarde. Vila Galé, por gentileza.
O motorista, entre deslumbrado e incrédulo, baixou o som do rádio e repetiu por várias vezes: Vila Galé, por gentileza. Vila Galé, por gentileza... mas que coisa. Por gentileza...Não é possível! Por gentileza. Incrível!!!
A mulher mais jovem, traumatizada, lembrou-se ter chamado de "moço" ao primeiro motorista com quem tiveram contato. Ele havia replicado: "Não se fala desta forma! Moço nestas terras é criado. Muito feio chamar a alguém de moço". Não se conteve e perguntou: "O que minha amiga disse de errado??? O senhor não pode ir ao Vila Galé"? E a resposta:
- Nada de errado. É que não se usa mais. Por gentileza. Ninguém fala!
- Então falamos o quê?
- Continuem a dizer o mesmo. É bom de ouvir. Faz bem. Nem mesmo a gente dos povoados fala. Sequer boa tarde. Entra-se, dá-se o endereço e nem mais palavra...
Ambas quiseram dizer, "ah! em meu país é diferente"! Mas ficaram mudas. Ao descerem, agradeceram. E puderam ouvir o homem em quase sussurro: "Vila Galé, por gentileza. Que raro!".
Caminharam até a entrada do hotel. Esperando o elevador, cada uma se lembrava da rotina em seu país: a atendente do estacionamento, que se assustou com um bom dia e não respondeu nada. A caixa do supermercado que, ao ouvir um boa noite, disse apenas: nota fiscal paulista? A recepcionista do consultório médico que, ao escutar um boa tarde, ficou muda por longos segundos, para depois dizer, cara fechada: qual é o convênio? O segurança, que ao ouvir um "Olá, tudo bem?", virou-se duas vezes para trás, sem jeito e confuso, para ver se havia alguém além dele.
Bom dia, boa tarde, boa noite, olá, tudo bem, por gentileza. O taxista tinha razão. Já não se usa mais.


[1] Professora pesquisadora do Mestrado em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba, UNISO. http://micriscarlos.blogspot.com.br/

Um comentário:

  1. Gentil, delicado e profundamente belo... como sempre! Beijos, Meire

    ResponderExcluir