27 de jun. de 2011



Notícia publicada na edição de 27/06/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 001 do caderno C

 

A escritora e pesquisadora sorocabana Míriam Cris Carlos terá suas obras expostas na Off Flip - evento que possui organização independente e acontece paralelamente à Festa Literária Internacional de Paraty (RJ) - entre 6 e 10 de julho. Neste ano, a programação da Flip tem como homenageado Oswald de Andrade, objeto de pesquisa de Míriam Cris Carlos por mais de doze anos. Nos livros "Comunicação Antropofágicas" (Ed.Sulina e Eduniso) e "A pele palpável da palavra" (Provocare Editora e Eduniso), que estarão expostos no evento, a autora realiza um mergulho na poética experimental de Oswald, avaliando os aspectos relacionados à cultura e à comunicação, que auxiliaram a compor o estilo oswaldiano.

Cris Carlos ressalta que se trata "não apenas de um dos nossos maiores poetas, mas de um pensador da cultura brasileira que transitou por todos os gêneros literários, questionando-os e renovando a nossa literatura. O que se presta ao poeta da radicalidade é uma tardia, mas justíssima homenagem, por isso é uma enorme felicidade poder ser parte da festa".

Na programação 2011 do circuito paralelo da Flip, escritores e público participam de encontros de leitura, debates, lançamentos e sessões de autógrafos. O Café Literário e a Conversa de Botequim reunirão cerca de cinquenta autores em duas edições de debates. Na noite de sexta, será a entrega do VI Prêmio Off Flip e Prêmio Sesc de Literatura, onde participam autores do Brasil e de vários outros países. Logo em seguida haverá o lançamento da coletânea com os vencedores do Prêmio em 2010 pelo Selo Off Flip.

A programação cultural conta com a Picareta Cultural, exposições de Margareth Mee e Lucio Cruzz, sessão de cinema: 60 anos do filme Cidadão Kane, de Orson Welles, entre outras atividades. Segundo os organizadores da Off Flip, nos últimos anos, o evento tem se destacado na vida cultural de Paraty, tornando-se importante espaço de visibilidade e referência para a produção cultural local e nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário