10 de out. de 2011

“Clementina de Jesus: Rainha Quelé” será exibido na África



Dando continuidade ao projeto de divulgação e perpetuação da memória da cantora Clementina de Jesus, o documentário dirigido por Werinton Kermes, da Associação Cultura Votorantim, navega rumo à África, continente de origem dos ancestrais da sua homenageada, também chamada carinhosamente de “Rainha Quelé”.
O filme “Clementina de Jesus: Rainha Quelé” foi composto coletivamente, com o “dever de exaltação à cultura negra”. A maneira encontrada pelos produtores para divulgar essa homenagem foi através do chamado “circuito paralelo”, ou seja, exibições em instituições, escolas e festivais que possuam finalidade não comercial.
Na próxima quinta-feira, 13/11/2011, o vídeo será exibido pela Conexão Cine Cufa Brasil/Moçambique, no Festival chamado "Tamu Junto" na Cidade de Maputo em Moçambique, concomitantemente com o 5º CineCufa na cidade do Rio de Janeiro. Para o evento realmente ser “junto”, os dois realizam o Festival no mesmo período, do dia 11 ao 16 de outubro. No Brasil quem recebe o festival pela quinta vez é Centro Cultural do Banco do Brasil e em Moçambique será o Teatro Avenida.
Essa parceria resulta em um encontro de igualdades, onde as realidades suburbanas se encaixam, em contextos culturais diferentes. Buscando explorar as expressões nos temas da sociedade, Brasil e Moçambique distantes geograficamente, caminham juntos em passos lentos quando falam em classes menos favorecidas.
O evento quer ver e mostrar as origens africanas refletidas nos dias de hoje, as proximidades que vão além da língua portuguesa. Procurando pontos de interseção e por que não diferenças também.  Após o festival haverá um fórum aberto ao público para discutir resultados e debater idéias propostas pela organização, pelos cineastas e o público para a proxima edição do festival TAMU JUNTO.
         O vídeo-reportagem “Clementina de Jesus: Rainha Quelé” teve sua locação no quilombo São Jose da Serra em Valença, RJ, região de nascimento de Clementina, e conta com testemunho de nomes como Paulinho da Viola, João Bosco, Lecy Brandão, Carlinhos Vergueiro, Paula Lima, Martinho da Vila e Cristina Buarque de Holanda.
O roteiro foi assinado por Míriam Cris Carlos e a edição foi realizada por Marcelo Domingues, com trilha sonora do Grupo Cupinzeiro. A pesquisa foi baseada da obra de Heron Coelho.
A programação e mais informações estão disponíveis no site: http://cinecufatamujunto.blogspot.com/

Luciana Lopez

Nenhum comentário:

Postar um comentário