16 de mar. de 2012

Crônica de um verão


 Revista de Sábado

A concepção de felicidade sob o ponto de vista de jovens parisienses. Este é o tema central de “Crônica de um verão”, filme-documentário dirigido por Jean Rouche que marca mais uma edição do CineCafé do SESC Sorocaba. A exibição acontece às 19h na Oficina Cultural Grande Otelo, numa parceria do SESC com o Governo de São Paulo e Secretaria de Estado da Cultura por meio da Oficina Cultural Grande Otelo.

A película é ambientada no verão de 1960, quando o sociólogo Edgar Morin e Jean Rouch pesquisam sobre a vida cotidiana dos jovens parisienses para tentar compreender sua concepção de felicidade. Durante alguns meses, este filme-ensaio acompanha a evolução dos protagonistas principais. Ao redor das questões iniciais “Como você vive?”, “Você é feliz?”, rapidamente aparecem problemáticas essenciais como a política, o desespero, o tédio, a solidão.

“Crônica de um verão” passa então a mostrar o grupo interrogado reunido para a primeira projeção do filme para discuti-lo, aceitá-lo ou rejeitá-lo. Com isso, os dois autores se encontram diante da experiência cruel, mas apaixonante, do “cinéma-vérité”, ou seja, do cinema-verdade.

CineCafé

O projeto CineCafé, uma parceria entre SESC Sorocaba, Governo de São Paulo e Secretaria de Estado da Cultura por meio da Oficina Cultural Grande Otelo, traz a exibição de um curta-metragem seguido de um longa-metragem, além de um bate-papo ao final de cada sessão, mediado por Werinton Kermes e Miriam Cris Carlos, que debatem com o público o documentário

A exibição de “Crônica de um verão” acontece no dia 16 de março, às 19h, na Oficina Grande Otelo. A entrada é gratuita. Outras informações pelo telefone (15) 3332-9933.

Serviço:
CineCafé Sesc
Crônica de um verão”
Data: 16 de março, às 19h
Local: Oficina Cultural Grande Otelo
Endereço: Praça Frei Baraúna, s/n – Centro
Informações: (15) 3332.9933 / www.sescsp.org.br/sorocaba
Gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário