11 de set. de 2012

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA - Debate enfoca uso de redes sociais por crianças e jovens

Notícia publicada na edição de 11/09/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 004 do caderno A - 




O evento ocorre amanhã, a partir das 19h, no auditório da FUA

Especialistas debate o assunto - Por: LUIZ SETTI
Professoras especialistas nas áreas de computação e comunicação debaterão assuntos relacionados ao uso das redes sociais por crianças e adolescentes. O evento ocorre a partir das 19h de amanhã, no auditório da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), mantenedora no jornal Cruzeiro do Sul, promovido pelo colégio COC Santa Rosália, em parceria com o Cruzeiro. A iniciativa é direcionada a educadores das redes pública e privada, além de pais de alunos. A entrada é gratuita e os convites aos interessados estão disponíveis no colégio COC Santa Rosália, que fica na rua Manoel Pereira e Silva, 80, no Jardim Santa Rosália.
O tema será abordado em três pontos principais: a segurança nas redes sociais; a utilização típica da ferramenta por crianças e adolescentes e o uso responsável das redes sociais - limites e implicações. Participam as professoras Luciana Aparecida Martinez Zaia, do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), Andreia Damasio de Leles, do curso de Engenharia da Computação da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens) e Miriam Cristina Carlos da Silva, do curso de mestrado em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba (Uniso).

Os subtemas


A professora Andreia adiantou que vai abordar os riscos e medidas protetivas na utilização das redes sociais. "Serão apresentados os principais riscos, como furto de identidade, links e aplicativos maliciosos, invasão de privacidade, uso indevido de perfil social, vazamento de informações e danos à reputação e à imagem. Em contrapartida, a palestra apresenta dicas de conduta de proteção e alguns softwares de monitoramento com objetivo de sugerir meios de segurança à família para utilizar com mais tranquilidade os benefícios das redes sociais."
Segundo Luciana, a finalidade da discussão é também sugerir atividades produtivas para crianças e jovens. "As redes sociais online tem feito parte do dia a dia de crianças e adolescentes. Porém, uma questão que educadores e pais levantam com frequência é quais são as atividades feitas por esse público nas redes sociais e até mesmo se estas ferramentas são adequadas para ele. Discutir o que usualmente crianças e adolescentes fazem nas redes sociais e sugerir tarefas que potencializem um uso adequado é a nossa finalidade."
Já Miriam vai abordar o assunto a partir do aspecto da comunicação. "Antes faziam-se trocas de receitas, figurinhas e papéis de carta, entre outras coisas. Com a digitalização essas coisas se expandiram, colocando um número de pessoas muito maior em contato e hoje há uma superexposição das informações, que mistura as esferas do público e do privado." Após a apresentação dos subtemas pelas docentes, será aberto espaço para perguntas e interação do público presente.
O diretor do colégio COC Santa Rosália, Nelson Raul da Cunha Fonseca, enaltece a importância das redes sociais, lembrando da importância de se ter um acompanhamento em relação às crianças e jovens. "As redes sociais são uma maravilha da tecnologia, que acabam se desvirtuando da sua proposta se não forem utilizadas corretamente. Cabe também à escola estar acompanhando nossos jovens para que se possa aproveitar tudo de melhor que essas ferramentas tem a oferecer", alerta. Mais informações: (15) 3032-1111.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário