8 de out. de 2012

DOC On-line - DOCUMENTÁRIO E MÚSICA


Marcius Freire, Manuela Penafria

As imagens documentais trazem consigo explícita ou implicitamente
sonoridades e musicalidades diversas. No panorama sonoro, a música, a voz
humana, o ruído, o som ambiente fazem parte, alinham e permitem novas
leituras às imagens de todo e qualquer filme. No caso do documentário, a
música marca presença com honras de subgénero. Assim, a atual edição da
DOC On-line além de plenamente justificada, vem consolidar a discussão a
respeito da importância da utilização da música, quer enquanto recurso quer
enquanto temática.
No Dossier temático podem ser lidos os artigos: “Um imaginário da
redenção: sujeito e história no documentário musical”, de Mariana Duccini
Junqueira da Silva que apresenta e discute como estratégias narrativas do
documentário musical a “construção biográfica dos sujeitos” e a reposição
da memória de um “retrato de uma época”; “O pensamento sonoro-visual de
Walther Ruttmann e a música de Berlim: sinfonia de uma metrópole
(1927)”, de Claudiney Rodrigues Carrasco e Renan Paiva Chaves dedica-se
exaustivamente ao filme de Ruttmann explorando o “pensamento
sonoro/musical” presente no filme; “O surgimento do documentário sobre
rock ou o rockumentary”, de Pedro Henrique Trindade Kalil Auad traça a
história e evolução do rockumentary; “O rock desligado de Lóki”, de Márcia
Carvalho adota uma perspetiva histórica do rock brasileiro no cinema e na
televisão; “Aspectos da música no documentário brasileiro contemporâneo:
algumas reflexões sobre o fazer e o pensar”, de Guilherme Maia é um artigo
que resulta de um projeto de investigação sobre a relação entre
documentário e música; “Como explicar o ímpeto do documentário musical
brasileiro?”, de Luciano Ramos reflete sobre os mais recentes
documentários brasileiros; “Um estudo da formalidade sonoro-narrativa no
documentário musical Titãs - a vida até parece uma festa”, de Cynthia
Schneider identifica e discute, nesse filme, os códigos sonoros como
recursos narrativos. Na secção Artigos, “ANGER IS A GIFT: propaganda,
performance e documentário nos Rage Against the Machine”, de Luís
Nogueira traz-nos um olhar sobre o cruzamento entre videoclip e
documentário nos RAM, destacando uma produção visual tão ousada e
invulgar como a sua produção musical. Em Leituras, o livro de Paulo
Miguel Martins, intitulado: O Cinema em Portugal - Os documentários
industriais de 1933 a 1985 é apresentado por Manuela Penafria. Em Análise
e crítica de filmes, publicamos os textos “MÚSICA EM CENA: breve
análise do documentário Hermeto, Campeão”, de Cristiane Lima e
“DocumenTomZé - Fabricando o tropicalismo”, de Paulo Celso da Silva e
Míriam Cristina Carlos Silva.
Em Entrevista, Gilberto Alexandre Sobrinho
apresenta-nos as ideias do cineasta brasileiro Sérgio Muniz. Na secção
Dissertações e Teses, são apresentadas informações sobre os trabalhos
científicos mais recentes de que tivemos conhecimento, nomeadamente
sobre as Teses de Doutoramento: Jogos de cena: Ensaios sobre o
documentário brasileiro contemporâneo, de Ilana Feldman Marzochi; O
processo de omissão na construção da narrativa no filme documentário:
análise de um estudo de caso, de Carlos Ruiz Carmona e sobre as
Dissertações de Mestrado: Werner Herzog, documentarista: figuras da voz e
do corpo, de Gabriel Kitofi Tonelo; A expressão da criança no
documentário “Promessas de um mundo novo”: um estudo de caso, de
Letízia Osório Nicoli; A memória assombrada: Um estudo da
autorrepresentação no documentário animado “Valsa com Bashir”, de
Maria Inês Dieuzeide Santos Souza; Na urdidura das ruínas: o percurso
criativo de Douglas Machado em “Um Corpo Subterrâneo”, de Patrícia
Costa Vaz e Imprevisibilidade e marcas do acaso. A contingência analisada
em dois documentários sobre religião afro-brasileira, de Sabrina Rocha
Stanford Thompson.

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