1 de out. de 2012

Professoras participam de Congresso em Portugal

 Site: www.uniso.br


As professoras Miriam Cristina Carlos Silva, do Mestrado em Comunicação e Cultura, e Carla Salles, mestre em Comunicação pela Uniso, representarão a Universidade no X Congresso da Lusocom - Comunicação, Cultura e Desenvolvimento, da Federação das Associações Lusófonas de Ciências da Comunicação, que acontecerá de quinta-feira (27) a sábado (29), na Universidade Técnica de Lisboa, em Portugal.
   A professora Miriam apresentará três pesquisas. Uma delas foi desenvolvida em parceria com o Coordenador do Mestrado, professor Paulo Celso da Silva, que nesta semana participará do Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós). Com o tema “Em busca de um conceito de comunicação”, o trabalho propõe uma aproximação entre as reflexões de três autores: Ciro Marcondes Filho, Vilém Flusser e Michel Serres, sobre o conceito de comunicação, suas teorias e métodos.
   Outro artigo aprovado “A classe popular como protagonista na tela da Globo”, produzido pelas professoras Miriam e Carla Salles, analisa a alteração de foco de comunicação da Rede Globo, por meio de uma pesquisa sobre a novela Cheias de Charme, que retrata o cotidiano de três empregadas domésticas.
   A professora Miriam apresentará ainda o trabalho “Crônica de um Verão e Jogo de Cena: tecendo outros cotidianos”, que analisa o documentário como um processo experimental de linguagem, no qual o cotidiano é explicitado para servir como possibilidade de reflexão e crítica.
   A professora Tarcyanie Cajueiro Santos, também do Mestrado em Comunicação e Cultura, embora não vá participar do Congresso, também teve aprovado o trabalho “Qual o Lugar da Comunicação nas Sociedades Midiáticas e de Consumo?”. O estudo faz a retomada reflexiva de uma tradição baseada na teoria crítica. “Dessa forma, estudar a comunicação e os fenômenos midiáticos pressupõe levar em conta a expansão da produção capitalista de mercadorias com a dilatação da cultura de consumo gerada no seio da sociedade de imagens e da técnica”, descreve a professora.
   Mais informações sobre o evento, que está sendo organizado pelo Centro de Administração e Políticas Públicas, do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, da Universidade Técnica de Lisboa, pelo site: www.lusocom.org.

Nenhum comentário:

Postar um comentário