http://www.uniso.br/Noticias/NotCompleta.aspx?noticia=3499
As professoras Luciana
Coutinho Pagliarini Souza, Maria Ogécia Drigo e Míriam Cristina Carlos
Silva, do Mestrado em Comunicação e Cultura, e a mestranda Lígia Bardou
de Carvalho, participaram do XIII Congresso Internacional
Ibero-Americano de Comunicação - Ibercom 2013, realizado de 29 a 31 de
maio, em Santiago de Compostela, na Espanha.
Maria Ogécia Drigo e sua orientanda Lígia
apresentaram a comunicação “Construção de identidade cultural: o modo de
vida do cubano/norte-americano em Miami”, que tem como propósito
explicitar aspectos do processo de construção da identidade cultural dos
cubanos norte-americanos que vivem em Miami, utilizando fotoetnografia e
focalizando um ponto de encontro desses cubanos/norte-americanos, o
“Versailles Restaurant”.
Já em coautoria com a professora Clotilde Perez da
ECA/USP, Ogécia apresentou o artigo “Producción y consumo: la
creatividad emprendedora como identidad”.
A professora Luciana Coutinho, por sua vez,
participou do congresso com o artigo “Interfaces entre Comunicação e
Educação: Representações do ‘outro’ no livro didático”, desenvolvido em
parceria também com a professora Maria Ogécia Drigo. Este trabalho que
tem a alteridade como tema, apresenta resultados de pesquisa, ainda em
processo, desenvolvida sob o financiamento da Fapesp. Neste artigo,
especificamente, se analisa como o negro se mostra nas representações
visuais inseridas em livros didáticos.
Luciana apresentou ainda o artigo “Representações do
corpo nas peças publicitárias ‘Ipanema Gisele Bündchen’”, que apresenta
reflexões sobre o modo como o corpo é tratado pela publicidade. O
trabalho foi desenvolvido em parceria com a professora Mírian dos
Santos, coordenadora pela Universidade do Vale do Sapucaí do grupo de
pesquisa “Arte, mídia, discurso: interface e produção de sentidos”,
resultado do convênio Uniso/Univás.
A professora Míriam também levou um de seus artigos,
com o tema “O papel do narrador nas narrativas midiáticas”. Neste
trabalho, ela investiga os aspectos que envolvem a construção das
narrativas, analisando especificamente o caso de “João da Filmadora”, de
Campina do Monte Alegre, SP, que embora tenha um nível básico de
escolaridade, levanta pautas da cidade a fim de divulgá‐las para a
grande mídia.
Já a professora Thífani Postali, mestre em
Comunicação pela Uniso, embora não tenha participado, também teve o seu
artigo aprovado “Aproximações entre os estudos de Folkcomunicação e
Escola de Chicago”.
O evento teve como tema “Comunicação, Cultura e
Esferas de Poder” e foi promovido pela Associação Ibero-Americano de
Comunicação (AssIbercom). Os resumos dos trabalhos já estão
disponíveis no site: www.estudosaudiovisuais.org/lusofonia.
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