21 de nov. de 2013

A matrioska em todas nós

 Revista Bianhini - novembro/2013
http://www.revistabianchini.com.br/destaque/voce_completa/reportagens
 Texto: Vanessa Olivier | Foto: Divulgação

Você, completa!
A matrioska em todas nós

Uma década de parceria valiosa entre você, leitora, e nós da BIANCHINI só poderia ter uma comemoração à altura. Por isso, criamos a campanha 10 Anos/ Você, completa! Durante o ano todo, lançamos diversas ações, como sorteio de brindes, sampling, Troféu Você, Completa!, e-books, BIANCHINI solidária, além da festa de encerramento da campanha.

Mas para representar aquela que é a nossa principal inspiração, você, escolhemos as incríveis e surpreendentes matrioskas – famosas bonecas russas que são colocadas uma dentro das outras. A analogia se deve ao fato de ser a mulher moderna semelhante a uma caixinha de surpresas: lá no seu interior, outras diversas mulheres habitam, fazendo dela alguém realmente completa.

Assim, nas dez primeiras edições deste ano, nossas capas foram acompanhadas de uma obra de arte feita por artistas de Sorocaba e região. Inspiradas na mulher brasileira, cada matrioska simboliza uma das suas principais qualidades: determinação, liberdade, força, equilíbrio, versatilidade, sensibilidade, contemporaneidade, inteligência, independência e beleza.

Para instigar e dar um rosto à campanha, primeiro surgiu a nossa matrioska selo, criada pela estilista Fernanda Sbragia e delineada pelo ilustrador Bruno Savioli. Ela veste um mix de estampas superatual e jeans, elemento fundamental no armário contemporâneo. Batom vermelho nos lábios e uma fl or no cabelo evidenciam sua beleza, e o coração em destaque simboliza a paixão pela vida. “É o emblema de uma mulher linda, por dentro e por fora, com frescor, segura de si, serena, elegante e inteligente”, define Fernanda.

A primeira matrioska a estampar a BIANCHINI, na edição de janeiro de 2013, foi elaborada pela nossa editora de moda, Patrícia Passos. As outras nove tiveram suas peculiaridades criadas por artistas plásticos, escolhidos pela idealizadora do MACS – Museu deArte Contemporânea em Sorocaba, Cristina Delanhesi. Para a seleção, ela usou como critério artistas cujos trabalhos apresentassem coerência, identidade estética já desenvolvida ou em andamento e autoria. “Decidi também distribuir os trabalhos entre artistas de vários segmentos, como artes plásticas, grafite, fotografia e até teatro e música, pois, dessa forma, teríamos uma instigante coleção de obras”, explica.

 O resultado do projeto foi uma peculiar mistura de técnicas e olhares distintos sob a percepção da essência feminina e dos novos valores que acompanham a mulher contemporânea. “Não só minhas expectativas foram atingidas como as dos artistas, já que todos puderam mostrar um pouco de seu trabalho para o público da revista”, diz ela, que também confessa ter ficado honrada com o convite para ser a curadora do projeto. “Gostei muito da iniciativa, pois também significou um desafio aos artistas, já que a deia inicial partiu da BIANCHINI e, assim, eles puderam mostrar suas habilidades e capacidade de adaptação”, salienta.

Um mimo para você
A campanha 10 Anos/ Você, completa! chegou ao fi m, encerrando, nesta edição de aniversário, as comemorações dos 10 anos da revista BIANCHINI. Mas a última publicação de 2013 (a de dezembro) não deixará de ser especial, muito pelo contrário. Além de um editorial pautado por todo o encantamento que provém das celebrações de fi m de ano, a edição número 96 trará um delicado presente para a leitora: a matrioska da solidariedade, já que, nesta época do ano, costumamos olhar mais ao próximo e estar em contato com sentimentos puros e verdadeiros. Criada pela Associação Cultural Pintura Solidária – Vamos colorir a Vida, a obra retrata a Namoradeira, figura importante do Folclore Brasileiro. Desenvolvida coletivamente, a partir da técnica acrílico sobre tela, a matrioska transmite entusiasmo e otimismo contagiantes, bem como gratidão por tudo o que tem através de belos atos de solidariedade.

Relembre todas as Matrioskas:

Janeiro – Determinação
DEFINIÇÃO: Incrustada em meio a uma natureza serena, tem o olhar vago como se buscasse, dentro de si, todo o equilíbrio, intensidade e independência que a determinação exige.
MATERIAL/TÉCNICA: Lã, esmaltes, sombras e páginas de revista
ARTISTA: Patrícia Passos





Fevereiro – Liberdade
DEFINIÇÃO: A polêmica Maria Antonieta, última rainha da França, se destaca com a tatuagem de uma asa abaixo do pescoço nu, no lado esquerdo do dorso. A imagem sugere que, apesar da desigualdade entre os sexos ter diminuído, ainda temos nossa liberdade cerceada, feito um pássaro com uma asa só.
MATERIAL/ TÉCNICA: Recorte e colagem
ARTISTA: Lúcia Castanho



Março - Força
DEFINIÇÃO: Um exemplo incontestável da força feminina é a artista mexicana Frida Kahlo, que também mostra seu lado sensível por meio das fl ores e folhas, remetendo a vários de seus autorretratos e adornos.
MATERIAL/TÉCNICA: Desenho e pintura sobre papel canson
ARTISTA: Raquel Fayad




Abril – Equilíbrio
DEFINIÇÃO: Folhagens, tons de verde, fl ores, galhos e profundidades distintas formam uma única imagem, provando que a natureza só é perfeita porque há equilíbrio, um elemento vital para o sucesso.
MATERIAIS/ TÉCNICA: Fotografi a digital
ARTISTA: Rafael Pieroni




Maio – Versatilidade
DEFINIÇÃO: Máscaras foram usadas para defi nir toda a complexidade moldável da essência feminina, ou seja, as infi nitas e surpreendentes possibilidades.
MATERIAL/TÉCNICA: Nanquim sobre papel
ARTISTA: Will Ferreira



Junho – Sensibilidade
DEFINIÇÃO: Com os olhos velados, ela passa a representar uma típica mulher da contemporaneidade – a cabeça a mil e o mistério de sua alma preservadamente oculto.
MATERIAL/TÉCNICA: Tinta a óleo e colagens
ARTISTA: Laura Mattos




Julho – Contemporaneidade
DEFINIÇÃO: Os múltiplos braços auxiliam nas diversas obrigações e o símbolo da fi losofi a taoísta, representado pela divisão ao centro da imagem, gera equilíbrio entre o corpo e as forças opostas, algo fundamental para balancear essas tarefas. MATERIAL/TÉCNICA: Nanquim e guache sobre papel
ARTISTA: Beatriz Caiuby




Agosto – Inteligência
DEFINIÇÃO: As cores variadas e a palavra inteligência grifada em idiomas distintos reforçam a ideia de que a mulher tem diferentes tipos de inteligência e de que faz parte de um todo.
MATERIAL/TÉCNICA: Fotomontagem e elementos gráficos
ARTISTA: Denise Gallib



Setembro – Independência
DEFINIÇÃO: Sua forma efusiva, como se tivesse se desvendando, refl ete a descoberta das verdadeiras possibilidades ao buscar a independência ou se perceber livre. As pernas simbolizam o meio de mobilidade mais poderoso.
MATERIAL/TÉCNICA: Desenho com caneta nanquim preta e giz pastel seco branco
ARTISTA: Flávia Aguilera




Outubro – Beleza
DEFINIÇÃO: A figura mitológica Lara, uma linda sereia que vive no rio Amazonas seduzindo os homens e os arrastando para o fundo do rio, remete ao nosso eterno conflito entre beleza e felicidade.
MATERIAL/TÉCNICA: Pintura, aplicação de tecidos e flores de fitas
ARTISTA: Elaine Buzato

Nenhum comentário:

Postar um comentário