Os encontros farão parte da fase de levantamento de diagnóstico para elaboração do Plano Municipal de Cultura
Promovidas pela Secretaria da Cultura da Prefeitura, por meio do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), as conversas têm como objetivo recordar o contexto histórico de cada área, qual seu divisor de águas, qual o seu legado, a cena contemporânea e um vislumbre do futuro, como forma de realizar um registro qualitativo da Cultura em Sorocaba, como destaca a secretária Jaqueline Gomes.
Os encontros reunirão personalidades das mais variadas áreas da cultura para falar sobre os temas Cultura Popular, O que é Cultura, Artes Visuais, Arte Urbana, Artes Cênicas - Dança, Artes Cênicas - Teatro, Artes Cênicas - Circo, Movimento Negro, Música Erudita e Instrumental, Música - Cena Contemporânea, Música Brasileira, Patrimônio Histórico e Cultural, Literatura e Audiovisual. Cada Roda de Conversa terá entre três e oito participantes e sempre será mediada por um deles, que fará a intermediação da conversa. Os temas, bem como os participantes de cada roda, foram definidos pelo Conselho Municipal de Política Cultural, que escolheu nomes que tiveram ou têm papel representativo na cena histórica e contemporânea de cada área.
As Rodas de Conversa serão gravadas e os registros arquivados em versões integrais e com recortes, que farão parte do Sistema de Informações e Indicadores Culturais. "Este sistema é o conjunto de instrumentos de coleta, organização, análise e armazenamento de dados a respeito da realidade cultural do Município. A partir dos dados que serão levantados, qualitativos e quantitativos, iremos alimentar os indicadores que sinalizarão as ações e estratégias que serão definidas na Conferência de Cultura para o Plano Municipal de Cultura", explica, por outro lado, o diretor de Projetos Culturais da Secretaria da Cultura, Régis Massarotto.
LEVANTAMENTO QUALITATIVO E QUANTITATIVO - Além das Rodas de Conversa, a Secretaria da Cultura também fará o levantamento qualitativo de dados por meio da gravação de vídeos individuais, com diversos personagens importantes da cena cultural sorocabana, e pelo registro de textos, que serão escritos por colaboradores das áreas da Cultura. O levantamento quantitativo dos dados será feito por meio de uma plataforma de Mapeamento Cultural, ferramenta que está em fase final de testes para lançamento.
Após o levantamento de dados, a Secretaria da Cultura realizará a 5ª Conferência Municipal de Cultura, com reuniões setoriais e discussões territoriais sobre a cultura no Município. Na Conferência, serão traçadas as diretrizes que farão parte do Plano Municipal de Cultura, documento que será elaborado pela Secretaria da Cultura e pelo Conselho Municipal de Política Cultural, delineando as ações e metas para a área pelos próximos dez anos. "Todo processo deve e tem que envolver uma grande participação popular, para que possa ser o mais colaborativo e participativo possível", ressalta Régis.
Outros nomes deverão ser confirmados até a data das rodas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15)3211.2911, pelo site http://cultura.sorocaba.sp.gov.br/sistemacultura/rodas-de-conversa ou pelo e-mail secult@sorocaba.sp.gov.br
http://diariodesorocaba.com.br/noticia/242665
Nenhum comentário:
Postar um comentário