Nesta segunda-feira (dia 23), a Universidade de Sorocaba (Uniso) promove uma palestra sobre história de Thomas Cavendish, corsário inglês que ocupou cidades do litoral brasileiro no final do século XVI. A palestra será ministrada pelo professor Paulo Edson Alves Filho e servirá como ponto de partida de um projeto maior, que envolve a elaboração de um documentário transmídia a ser realizado em 2016, entre a Uniso e a Universidade de Coventry (Inglaterra).
Esse projeto engloba também estudos teóricos sobre narrativas midiáticas, webdocumentário e documentário transmídia, a serem realizados em parceria com o Mestrado em Comunicação e Cultura da Uniso.
A palestra terá início às 8h30, no Anfiteatro da Biblioteca, Cidade Universitária.
Thomas Cavendish
Instalou-se em Santos e Ilhabela por dois meses, causando vários problemas aos colonos portugueses, e tentou, sem sucesso, cruzar o Estreito de Magalhães, na Patagônia, em seu projeto de realizar uma viagem ao redor da Terra. Foi forçado a voltar ao Brasil, mas ainda tinha planos de atingir o Oceano Pacífico. Dada a indisposição de seus homens em segui-lo, Cavendish se vê isolado entre a tripulação. É nesse momento que dá início a seu manuscrito, descrevendo a malfadada expedição e a sua obstinação em morrer no mar em vez de regressar à Inglaterra.
Sobre o palestrante
O professor Paulo Edson Alves Filho possui graduação em Administração e Licenciatura em Letras pela Uniso, mestrado e doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo. É professor titular da Uniso e da Faculdade de Tecnologia de Sorocaba. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: História do Brasil Colônia, Tradução e Cultura Indígena. Atua como consultor em treinamentos empresariais e é tradutor-intérprete.
Universidade de Sorocaba
Assessoria de Comunicação Social
Nenhum comentário:
Postar um comentário