28 de jun. de 2016

X Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Cultura

 I Simpósio Internacional em Comunicação e Cultura Hibridações: mídias, territórios e identidades

26 e 27/09/2016
Auditório do Bloco F

Sobre o evento


Evento organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba (UNISO) em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com o apoio da Fundação do Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)

Modelo para artigo completo

Baixe o modelo aqui

Hibridizar tem a ver com misturar, trocar, intercambiar, mestiçar. Seria a abertura em qualquer sistema, a compor o diálogo. Ou seja, a hibridação refere-se ao que intermedeia etapas, partes, graus, níveis. Isso produz determinado mix de variáveis (materiais e/ou imateriais), que se altera a partir dos processos de contaminação e contingência. Na produção de conhecimento e subjetividade, propriamente dito, hibridizar requer reconhecer as variáveis que compreendem estratégias inter/multi/transdisciplinares para ater o campo contemporâneo da comunicação e da cultura, no Brasil e no mundo.

Assim, vale a pena pensar sobre a informação, a tecnologia e os processos (hiper)midiáticos de interatividade, conectividade, interface, hipertexto. Mais que isso, torna-se fundamental entrelaçar alteridade, diversidade e diferença como características desse hibridismo recorrente na atualidade.

Nessas hibridações, as propriedades teóricas e metodológicas do campo da comunicação e da cultura compreendem relevantes extensões enunciativas, cuja ideia de prática – nas aplicações do exercício profissional – atrela-se aos veículos de comunicação: rádio, cinema, televisão, publicidade, jornalismo, internet etc. A fruição da informação, cada vez mais, destaca-se como fator recorrente do mercado capitalista e, consequentemente, da sociedade entre mídias, territórios e identidades.

Assim, o escopo deste evento proporciona oportunidades de investigação e discussão acerca de inúmeras possibilidades que tangem as hibridações comunicacionais e/ou culturais no Brasil e no mundo. Isso demonstra a capacidade de promover diferentes tratativas, leituras e aplicações conceituais e críticas sobre o tema em questão.

Para além das situações limítrofes de fronteiras, as quais provocam “novos/outros” desafios e debates, tal escopo serve para comemorar os 10 anos do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba (UNISO). Dez anos nos quais a preocupação com o tema das Mídias está presente em todas as edições. Recordando, o I Simpósio Regional de Mídia, Comunicação e Cultura, ocorrido em dezembro de 2006, já havia o indicativo da pluralidade como uma de suas características inerentes. Hibridização, tecnologia, territorialidade e, principalmente, a identidade, nesses 10 anos, foram transformadas e flexibilizadas trazendo em sua urgência a interlocução de saberes. E para esta edição, também, propomos o I Simpósio Internacional em Comunicação e Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário