18 de dez. de 2010

Professor prepara livro didático sobre a literatura sorocabana

Notícia publicada na edição de 18/12/2010 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 10 do caderno DDaniela Jacinto e Maíra Fernandes


Um projeto que teve início na sala de aula prepara-se para ser estendido a toda a comunidade. Trata-se de um livro didático sobre a literatura sorocabana, preparado pelo professor e poeta André Damázio, com colaboração de 30 estudantes do Ensino Médio do Colégio Nippo. 
A equipe reuniu, ao longo do ano, material sobre os principais escritores de Sorocaba e região e agora está em fase de revisão do conteúdo para lançar em site e batalhar pela publicação em livro impresso. Entre os nomes que poderão ser encontrados estão o de Paulo Tortello, Benecleto, Carlos Roberto Mantovani, Landa Lopes, Roberto Gil Camargo e Míriam Cris Carlos.
A ideia é disponibilizar o conteúdo principalmente para os professores, que assim poderão trabalhar a literatura local com seus alunos. Está incluída na lista a poetisa Francisca Júlia, de Xiririca (hoje Eldorado), cidade próxima a Capão Bonito, pertencente à região administrativa de Sorocaba. Francisca Júlia é um grande nome do parnasianismo, considerada por alguns estudiosos maior que Olavo Bilac e recentemente foi redescoberta pelos vestibulares.
Conforme André Damázio, no registro também constarão nomes de escritores da região como o de Anneth Santos, de Piedade, elogiada por Elisa Lucinda; Josias Silva, de Votorantim, atuante no extinto grupo Ação Cultural Botura-ti, entidade lítero-teatral votorantinense e que de acordo com André cria sonetos elaborados, mas de uma simplicidade e clareza grandes; e Carlos Donizete, também de Votorantim, que faz poesia social, enfatizando a problemática do negro. Durante a pesquisa, intitulada Projeto Literatura Sorocabana, os estudantes conseguiram reunir material de aproximadamente 15 autores. Para o professor, a literatura produzida pelos sorocabanos é fruto do tropeirismo, de suas vitórias e também de suas sequelas; fruto, ainda, da influência dos imigrantes, da cultura do negro e do caboclo. Ainda de acordo com André Damázio, a disciplina Literatura tem como proposta possibilitar ao aluno reconhecer os diferentes tipos de textos, os principais movimentos e escolas, seus autores e a relação do momento histórico com as obras. Com o projeto tal percepção se pôde dar numa ótica mais local, em que o tema de um poema são imagens conhecidas, seja as evocadas por paisagens do rio Sorocaba, sejam as evocadas por sirenes de fábricas e enredos e tramas que se dão nas ruas por que se trafega todos os dias, observa.
Desde os tempos em que estava na faculdade, André Damázio conta que sentia a necessidade de reunir um material sobre a literatura sorocabana. Se formou, foi dar aulas e os anos passaram, até que um projeto realizado com seus alunos resgatou o antigo desejo.
A intenção é publicar o livro eletrônico e tentar viabilizar o impresso. Existe a opção ainda de ser um livro impresso sob demanda, daqueles que ficam no site e quando alguém se interessa em adquirir o conteúdo impresso, paga pela publicação, diz.

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário