21 de mai. de 2011

Poesia em música embala novo CD de Carlos Madia

 Diário de Sorocaba
21/05/2011

O cantor e compositor Carlos Madia une sua música à poesia da professora Míriam Cris Carlos e dá origem ao CD “Mais tudo isso”

 Álbum junta talento para escrever de Míriam com a sensibilidade musical de Madia (Foto: Jota Abreu)

No que resulta o encontro da poesia com a música? Será possível as notas musicais passearem livremente pelas linhas de uma bela poesia sem nenhum empecilho? O CD “Mais tudo isso”, produzido pelo músico Carlos Madia em parceria com a poetisa e professora Míriam Cris Carlos, vem para provar que o encontro dessas duas artes resulta em um belo trabalho artístico.

O álbum, contemplado pela Linc (Lei de Incentivo à Cultura), apresenta ao público músicas que transitam pelos mais diversos gêneros musicais, desde os brasileiríssimos bossa nova e MPB, passando por baião e samba, até a pegada mais firme do rock. A idéia foi a seguinte: Míriam entraria com suas poesias e Madia com a melodia, e a combinação acabou dando mais do que certo. “As poesias da Míriam são muito musicais. Bato o olho e já saio fazendo os arranjos. Já tentei musicar outros textos, mas não consegui”, disse Madia, em entrevista ao DIÁRIO na quarta-feira passada. 

O processo de produção do disco já vem de um bom tempo, desde a época em que o músico sorocabano vivia no Japão. Tudo começou em 1999, quando Míriam mostrou a ele a poesia “Mercado” para ser transformada em tema musical do documentário do mesmo nome, produzido pelo fotógrafo e documentarista Werinton Kermes, marido da poetisa.   

A partir daí, foram dez anos de uma constante troca de idéias e sugestões entre Míriam e Madia, e, ainda que não fosse um projeto, o CD foi se formando aos poucos, música por música, sem maiores pretensões, mas sempre com muito capricho. “Por não haver pressão ou um prazo para ficarem prontas, as composições foram amadurecendo aos poucos”, afirma Madia. “Quando o repertório começou a ficar vasto, decidimos produzir o trabalho”, completa. 

Um dos aspectos interessantes do álbum é que cada faixa traz consigo uma ilustração, apresentada no encarte. Os desenhistas são Adriano Gianolla, Pedro Lopes, Lúcia Castanho, Walter Martins, Newton Abussamra, José Lima, Luciana Valsechi, Laura Carone Cardieri, Ona Mestre, Sandra Mara, Julie Lockley, Peterson Ruiz e Luiza Pannunzio, responsável pela arte da capa, que traz uma caricatura de Carlos Madia. A produção musical ficou a cargo de Cleber Almeida.

Míriam falou sobre a satisfação de ver seu trabalho se tornar música. “O ‘Mais tudo isso’ se apresenta como uma boa oportunidade de divulgar meus escritos às pessoas. Não há melhor forma de escoar a poesia do que pela música”, declara. “Destaco também a participação de Cleber Almeida na produção musical e do sanfoneiro e pianista Beto Corrêa, que tem uma presença de palco e sonoridade muito forte”, conclui. 

“Mais tudo isso” está previsto para ser lançado no fim deste ano, ainda sem local e data definidos. Quem quiser adquirir o CD, pode fazê-lo através do e-mail carlosmadia@carlosmadia.com.br.

EXPERIÊNCIA NO JAPÃO - No bate-papo com Carlos Madia, nossa reportagem arrancou dele alguns trechos de sua trajetória no Japão, a qual, segundo ele, deu muitos frutos. 

Na “terra do sol nascente”, Madia fez parte de um projeto que divulgava a cultura brasileira aos orientais, apresentando shows com danças típicas e bossa nova. “A música brasileira é muito respeitada por lá. No Japão, inclusive, há músicos excelentes.”

O sorocabano diz que sua passagem pelo país oriental despertou nele um lado artístico que ainda desconhecia. “O tempo em que estive fora foi muito produtivo. Arrisco-me a dizer que foi a melhor época para mim enquanto músico, pois as inspirações vinham a toda hora; criava música todos os dias.”

Segundo ele, a solidão e a dificuldade de adaptação influenciaram na criação do seu novo trabalho “Mais tudo isso”. “Tinha dias em que meu lado emocional ficava extremamente sensível, o que me inspirava a compor.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário